Desde que foi anunciado que Batman estaria na sequência de O Homem de Aço, alguns fãs têm feito um apelo pela volta de Christian Bale ao papel.
Abaixo-assinados, imagens compartilhadas, cartas de pedido à Warner, esses fãs têm feito de tudo para que Warner ouça seu clamor e faça Christian Bale vestir o capuz mais uma vez, usando a justificativa de que o ator já está relacionado ao Batman e que o grande público dificilmente aceitaria outro ator. Há até o boato de que 50 milhões de dólares teriam sido oferecidos para que o ator voltasse ao papel. Mas será que isso seria bom? Pois é. Apesar de também sermos fãs do Batman de Bale, temos 5 motivos para que a resposta seja NÃO.
5º) A Trilogia acabou
Foi incrível. Arrebatadora. Inesquecível. Mas a trilogia do Batman de Christopher Nolan acabou. Bruce Wayne se aposentou. John Blake se tornou o Batman. Trazer um Bruce debilitado da aposentadoria para se tornar Batman não seria coeso. Nem tão interessante assim.
4º) Não se encaixa
O Batman de Bale funciona muito bem no universo dos filmes de Nolan, e pronto. Colocá-lo ao lado do Superman mega-poderoso de Zack Snyder ou de outros super-heróis não só seria absurdo, como iria ferir a proposta da trilogia Nolan. Batman é o único herói desse mundo.
3º) Não funciona como outra versão
Digamos que rebootem o Batman no cinema e mesmo assim coloquem Bale no papel, como muitos fãs têm pedido. Mas como!? Sim, tem gente que pede isso. Imagine a confusão. O grande público teria que entender que Christian Bale está interpretando uma outra versão do Batman, não aquela que ele interpretou na trilogia Nolan. Aquele Batman nunca teria existido, e esse Batman, coincidentemente vivido pelo mesmo ator, não tem nada a haver com aquele. Para quem não conhece HQs e acompanha os filmes, já é difícil entender um novo Batman nesse novo filme. Com o mesmo ator dos anteriores, a confusão poderia ser multiplicada por 100.
2º) Bale não é o Batman perfeito
Christian Bale foi o melhor Batman em live-action até hoje, sem dúvida. Sua interpretação do Homem-Morcego marcou uma geração. Bale tem o talento, o porte e a determinação para fazer um Batman incrível. Mas seu Batman ainda não é o dos quadrinhos. Bale não tem o rosto, a presença física e a voz do Cavaleiro das Trevas. Na verdade, ele acabou criando uma "Bat-voz" que soa ameaçadora em frases curtas, mas que parece uma tosse prolongada em falas maiores. Bale é excelente, o melhor até hoje. Mas se ele monopolizar o papel como alguns querem, pode ser que não vejamos um Batman ainda melhor, e é aí que chegamos ao...
1º) Outro ator merece uma chance
Vários atores extremamente competentes com menos, o mesmo ou até um gabarito maior que o de Christian Bale têm sido considerados para o papel de Batman em Superman vs. Batman. Um novo Batman para uma nova era.
Uma trilogia épica, um Batman épico. Christian Bale jamais será esquecido pelos fãs do Homem-Morcego. Mas é necessário um novo Batman. Não o Batman que todos queremos, mas o Batman de que todos precisamos.