Álbuns de figurinhas são, sem dúvida um hobby incrível. E quando um novo álbum do Batman é lançado, temos que voltar nossas atenções para o mesmo. (Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a Panini, a DGB e o parceiro Carlos Eduardo Doro por terem tornado essa crítica possível.)
A Panini já é extremamente conceituada na fabricação de álbuns com cromos adesivos. Seus álbuns da Copa são vendidos aos milhões em ano de mundial de futebol, e seu selo de quadrinhos, a Panini Comics, é dona da maior parte desse mercado no Brasil, sem cerimônias. Em ano de Batman vs. Superman, ao invés de apelar para o óbvio, lançando simplesmente um álbum com figuras do filme, a Panini resolveu aceitar um desafio, traduzir, em 124 figurinhas o universo do Cavaleiro das Trevas.
E a ingrata missão de agradar tanto crianças quanto os adultos que são fãs do Morcegão (sim, nós sabemos que você também coleciona figurinhas) foi executada com sucesso. Quando começamos a completar os espaços em branco com as figurinhas muito bem feitas (aquele problema das figurinhas em material muito fino que rasgava ou enrugava com facilidade é coisa do passado), partes significativas da trajetória recente se misturam com vozes do passado dos personagens de Gotham City. As figurinhas dividem-se entre a Trilogia Nolan, os dois primeiros games Arkham, as novas animações infantis Batman Unlimited e, é claro, Batman vs. Superman. Mas, além dos citados, temos duas grandes supresas: os quadrinhos clássicos e o seriado dos anos 60!
Sim, lá estão Adam West e Burt Ward e sua excêntrica galeria de vilões, com direito a seus collants apertadinhos, em toda a sua glória estampando um álbum de figurinhas. Além disso homenagens a capas clássicas do Morcegão e à evolução do seu símbolo fazem o álbum fugir completamente do óbvio.
É claro que sentimos falta de algumas coisas, como dos filmes de Tim Burton (os de Joel Schumacher, nem tanto), assim como outros momentos clássicos da trajetória do Homem-Morcego. Mas se em 124 figurinhas e em um pôster dupla-face de Batman vs. Superman a missão da Panini era gradar a fãs de todas as gerações, ela a cumpriu com louvores. Não há como não se divertir com a experiência de completar as páginas com vários heróis e vilões da trajetória do Batman.
As figurinhas laminadas, presença constante em outros álbuns da editora, aqui dão um requinte absoluto a cenas memoráveis do Morcego. E, pelas bancas por todo o território nacional, com certeza serão motivo de alta procura!
O Mundo do Batman é muito mais do que um álbum de figurinhas. É um relato da história recente de um personagem que possui várias gerações de admiradores. E, mais do que qualquer coisa, o álbum concede até aos fãs de longa data a possibilidade de partilhar com seus filhos, sobrinhos e netos esse mundo que já lhes trouxe tantas aventuras!
O Mundo do Batman e as figurinhas já estão disponíveis na banca por todo o Brasil! Para mais informações, acesse o site oficial da Panini.