27 de abril de 2013

Superman 75 anos | O Homem do Amanhã: O Mito do Superman


A essência da maior criação de Jerry Siegel e Joe Shuster é cercada de indagações, dúvidas e curiosidade. Como que um dos seres mais poderosos do universo dedicaria sua vida a proteger a humanidade? Proteger um planeta dividido e cheio de imperfeições? Já que estamos no ano em que o herói completou 75 anos de existência, e nos aproximamos cada vez mais da estreia de O Homem de Aço, vamos mergulhar um pouco na mitologia do último filho de Krypton e responder a questão: Quem é o Superman?



A Lenda
4
Quando Shuster e Siegel criaram o Superman, em 1934, o mundo era outro. E ele não mudou tanto assim quando o Superman alçou seu primeiro vôo (ou primeiros saltos) em Action Comics #1, em 1938. As pessoas, em meio a guerra, tinham medo. Medo de sair às ruas. Medo de conviver em sociedade. Um símbolo de esperança era necessário, e aquele homem esguio de cabelinho engomado em uma roupa circense veio a calhar.

Lembre-se: não haviam heróis uniformizados ainda. Não como temos hoje. O Fantasma de Lee Falk, lançado poucos anos antes, não alcançou o status de fenômeno das HQs, tendo um sucesso moderado. O Superman, um homem extremamente poderoso vestindo um uniforme que fazia alusão às cores da bandeira americana e que mesmo sendo alienígena protegia nosso planeta, era um conceito que encantava as crianças. E ainda encanta. O Homem de Aço é, indiscutivelmente um dos maiores fenômenos da cultura Pop de todos os tempos. E ele até que envelheceu bem.  


O Escoteiro
1

- Não gosto do Superman.
- Por que?
- Porque ele é certinho demais.


Você já deve ter ouvido isso. Talvez até já tenha dito. Essa é uma verdade lamentável: mesmo sendo muito famoso, o Superman não chega a ser tão popular quanto outros heróis como Batman, Wolverine e Homem-Aranha. Uma das desculpas mais ditas por quem não gosta tanto do personagem é essa: "ele é muito certinho". O Superman mudou bastante desde seu surgimento. Nos anos 40, ele matava vilões, assustava criminosos e fazia coisas que hoje consideraríamos bizarras. Com o passar do tempo, ele ganhou essa imagem de escoteirão, em oposição aos anti-heróis e, principalmente, por ter uma consciência da dimensão do seu poder. Imagine um herói poderoso como o Superman espancando vilões? Seria uma carnificina.
E essa é outra das reprovações de alguns: a quantidade de poder do Superman. A verdade é que nunca fica claro o quanto ele é poderoso. Enquanto alguns autores e versões em outras mídias o mostram extremamente poderoso, em outras ele sofre nas mãos de vilões não tão poderosos assim. Uma coisa é fato: não importa quanto poder o Superman tenha, ele não o usa por inteiro. Essa é a responsabilidade que ele adquiriu através de seu aprendizado kryptoniano e sua convivência terrestre. É isso que torna cenas em que ele mostra todo seu poder, como a batalha final contra Darkseid na animação Liga da Justiça Sem Limites, tão empolgantes.  


Clark Kent
15

"Como que ninguém percebe que Superman e Clark Kent são a mesma pessoa,
se ele usa apenas um par de óculos como disfarce?"

Apesar de até mesmo nas HQs terem tentado criar explicações mirabolantes para essa questão, a melhor explicação para a diferença entre Clark Kent e Superman é que, por mais que reparem a semelhança, além de Kal-El fingir ser mais frágil e desajeitado como Clark, ninguém acha que o Superman precise de uma identidade secreta.

Superman criou o Clark Kent de Metrópolis para poder ter uma vida social, se sentir normal entre os seres humanos. Para as pessoas, Superman vive em sua Fortaleza da Solidão, e vive ocupado salvando o mundo. Não teria tempo para fingir ter uma vida humana. Clark Kent é um dos melhores disfarces das HQs, justamente por ser o disfarce de um herói que, para as pessoas, não precisaria de disfarce.



O Homem
55

Não importa quanto tempo passe, ou como sua origem e motivações sejam alteradas, um conceito sempre deve ser respeitado na mitologia do Superman: ele protege a Terra porque essa foi sua escolha. Um homem que recebeu amor e os melhores princípios de seus pais kryptonianos, que sacrificaram suas vidas e o salvaram por fim, e de seus pais terrestres, que esforçaram-se para ensinar-lhe como ser uma boa pessoa, não poderia escolher um caminho diferente. E versões de realidades alternativas, que receberam outra criação, estão aí para comprovar isso. Vide Superman: A Foice e o Martelo.

Um homem de bons princípios toma boas decisões. O Superman escolheu proteger este planeta que, por mais que seja cheio de defeitos, o acolheu como se fosse um dos seus. A bondade que ele sempre recebeu na Terra, principalmente na sua criação, é que definiu seu caráter.

Superman representa a eterna crença na bondade das pessoas. A crença de que dentro de cada pessoa, existe bondade e a vontade de fazer deste mundo um lugar melhor. A eterna crença de que uma pessoa, Super ou não, pode fazer a diferença.

tumblr_m10cpuZLwE1rrgwxco1_1280

"Os humanos podem ser um grande povo, Kal-El, eles querem ser. Só lhes falta a luz para mostrar o caminho. Por essa razão acima de todas as outras, a capacidade deles para o bem, é que eu lhes enviei você... meu único filho."
Jor-El
Share:

Nosso twitter:

Bat-Papo #6

Bat-Papo #6
Especial: BB ft. BDC in Liga da Justiça!

Batman: Os Filmes

Batman: Os Filmes
Os filmes do Cavaleiro das Trevas lançados até hoje

Bat-entrevistas

Bat-entrevistas
Entrevistas com pessoas que fazem parte da mitologia do Batman

Memórias do Morcego

Memórias do Morcego
Grandes momentos da trajetória do Homem-Morcego

Bat-Imagens da Hora

Bat-Imagens da Hora
Imagens curiosas relacionadas ao Cavaleiro das Trevas

Nosso e-mail

Nosso e-mail
Envie perguntas, sugestões e
críticas para:
batmanbrasilblog@gmail.com

Seguidores do Batman Brasil:

Batman Brasil