18 de abril de 2013

Bat-entrevista | Fernando Pettinati e Antônio Camano, o Bátima e o Robin de Bátima - Feira da Fruta


É isso aí, pessoal. Este que vos fala, Pedro Santos, administrador e autor do Batman Brasil, entrei na Feira da Fruta e entrevistei os grandes Fernando Pettinati e Antônio Camano, os gênios que produziram um dos maiores clássicos da internet: Bátima - Feira da Fruta.


Se você ainda não assistiu esta que é uma das melhoras Bat-sátiras de todas, ou simplesmente quer re-assistir, confira esse clássico da comédia:


Batman Brasil: Primeiramente, eu gostaria de dizer que é uma honra poder falar com vocês. Feira da Fruta foi uma das primeiras coisas que conheci na internet e posso dizer que há anos rio das mesmas piadas que vocês fizeram no vídeo.

Antônio: Obrigado a você por gostar de nossa redublagem e pela oportunidade da entrevista.

Fernando: Obrigado pela oportunidade de divulgar nossa redublagem, pessoal.


BB:  Como e quando começou a saga da Feira da Fruta?
Fernando: Meu irmão trouxe dos EUA um vídeo cassete, que naquela época ainda era raridade aqui no Brasil, achei o máximo o fato de poder gravar e rever tudo o que eu quisesse inclusive o seriado do Batman, que passava durante a semana. Por ser um vídeo cassete recém-lançado nos EUA da marca JVC, era o primeiro vídeo dotado de controle remoto, com fio, onde se podia congelar a imagem, vê-la quadro a quadro, câmera lenta e também acelerado além de um microfone onde se poderia dublar ou colocar um fundo musical sobre qualquer cena.

Chamei o Antônio em casa e mostrei o tal vídeo e todos os recursos, inclusive tudo que havia gravado, desde jogos de futebol, jornal, propagandas e é claro, um episódio do filme do Batman que tinha como
vilão o Coringa.

Juntos, olhamos as cenas engraçadas e foi aí que me veio à ideia de redublar aquele episódio. Perguntei ao Antônio se ele topava e ele prontamente respondeu que sim. Daí, fizemos depois de assistir o episódio umas dez vezes e prestar atenção nas falas do Batman e do Robin até que demos o REC no vídeo com um fundo musical intitulado “A FEIRA” e o resultado foi o que todo mundo conhece.

Antonio: Foi em 1981, o Fernando me ligou para apresentar o seu novo "brinquedo" (vídeo cassete), fui até a casa dele é vi aquele monstrengo.


BB: Como vocês reencontraram o vídeo?

Antonio: De tanto emprestarmos a fita ela sumiu em 1985 e reencontramos na internet em 2003.

Fernando: A fita sumiu em 1985, pois todos pediam a tal fita do Batman emprestada uns queriam ver em casa, outros queriam mostrar aos amigos, havia também os que queriam levar nas festinhas de fim de semana e assim ela acabou desaparecendo. Depois de 18 anos recebi um email de um cara dizendo que sabia quem tem tinha feito a fita do Batman e lendo aquele email, vi que se tratava da redublagem e respondi me apresentando e corrigindo alguns erros de informação ali colocados. Por fim coloquei meu celular para esclarecimento de mais dúvidas. É inacreditável.


BB: Hoje em dia muitos fãs usam frases do filme no cotidiano, e a cada dia mais seguidores do filme de vocês estão surgindo. Vocês imaginavam essa repercussão e esse sucesso? Isso ainda surpreende vocês?

Antônio: Nunca imaginávamos que tanta gente iria curtir nossa redublagem. Nunca passou por nossas cabeças fazer sucesso com isso. Isso não só nos surpreende como assusta também. É inacreditável.

Fernando: Jamais poderíamos imaginar que uma brincadeira para dar risada entre amigos feita há 32 anos iria se transformar no que se transformou e, além de nos surpreender, ainda nos assusta como colocou o Antônio, acima.


BB: É claro que também existem críticas e fãs exagerados do personagem que não apreciam o filme. Como vocês lidam com isso?

Antônio: Encaramos isso com a maior tranquilidade. As pessoas têm todo direito de não gostar, não somos unanimidades e nunca seremos. Somos fãs do Batman passamos nossa juventude assistindo todos os capítulos. Eles são os nossos super-heróis favoritos. A moçada de hoje só conhece o Batman antigo, o seriado, graças a nossa redublagem.

Fernando: Aceitamos as críticas e respeitamos o ponto de vista daqueles que não gostam da redublagem, mesmo porque é muito difícil você agradar 100% das pessoas que já assistiram o vídeo.


BB: Qual o filme oficial do Batman que cada um de vocês mais gosta?

Antônio: Com certeza foi: “Batman - O Cavaleiro das Trevas”.

Fernando: Concordo com o Antônio, “Batman - O Cavaleiro das Trevas”.


BB: Imagino que muitas pessoas, quando reconhecem vocês, falam frases do filme, coisas como "seu viados, bichas" (risos). Como vocês reagem a isso?
Antônio: Damos muita risada juntos. Nós nos divertimos com isso também. É muito legal saber que as pessoas sabem nossas falas.


Fernando: Exatamente, damos risadas e continuamos com as falas e a reação é muito engraçada....


BB: Vocês se lembram de alguma situação engraçada envolvendo o sucesso do filme?

Antônio: Uma vez, pelo "finado" Orkut, um fã pediu para eu ligar para mãe dele e perguntar para ela: "O que você quer sua velha puta?".Liguei, perguntei e ela me falou: "O Robin, aquele viadinho". Foi hilário!! Rimos muito ao telefone.

Fernando: Uma vez, no prédio aonde morro, entrei no elevador, apertei o térreo e cumprimentei um casal: “Bom dia!”...  Foi quando o cara disse à mulher dele: "Amor, da pra acreditar que estamos descendo o elevador junto com BÁTIMA!?!” (risos) Demos uma gargalhada geral e o cara não acreditava que eu morava  no mesmo prédio que ele... Quando o elevador chegou ao térreo eu abri a porta, me despedi e ele disse: “VAI TER QUE FAZER UMA SESSÃO AQUI NO PRÉDIO PRA TODO MUNDO! RSSS...” Foi muito engraçado!!!


BB: Qual frase ou cena do filme ficou mais marcada na memória de cada um de vocês?

Antônio: São várias: A do bat-escudo, o comissário recebendo a noticia que a sua mulher e sua mãe são duas putas pagas e a clássica: “Vou comer a tia do Bátima!”

Fernando: A cena da “Bat-caverna” onde o Robin tenta mexer no aparelho e leva uma bronca do BÁTIMA: "Robin você não sabe mexer em porra nenhuma!" e o Coringa quando abre a máquina e anuncia o assalto também gosto.


BB: Vocês inspiraram os comediantes do programa Hermes e Renato a criar o ótimo quadro "Tela Class", além de divulgarem Odair Cabeça de Poeta e o grupo Capote Brasil afora, tornando "Feira da Fruta" um hit. Como vocês vêem essa influência do filme?

Antônio: É bacana saber que influenciamos outras pessoas, “Hermes e Renato” são excelentes comediantes, curto muito e fizeram o “Tela Class” com maestria. Odair é uma pessoa do bem, merece ser lembrado. Não divulgamos o Odair, ele já é realidade desde as décadas de 70 e 80, ele é um mito! Para nós falar do Odair é uma honra.

Fernando: Exatamente como o Antônio colocou, acredito que a influência para o “Tela Class” existiu, mas sem a  competência do Hermes e Renato, pode ter a certeza que não seria o que foi e, quanto ao Odair, ele merece todo nosso respeito e admiração pois trata-se de um músico e compositor fantástico.


BB: Uma HQ online, que logo será impressa e um livro recém-lançado. Como tem sido isso na vida de vocês?

Antônio: O HQ não sabemos se será lançado, pois o projeto é do Eduardo Ferigato. Já nosso livro, por enquanto não mudou nada em nossa vida. A redublagem do vídeo sim, pois através dela conhecemos pessoas fantásticas que, sem dúvida, seria muito mais difícil conhecermos sem a redublagem.

Fernando: (risos) exatamente... (risos)


BB: Qual será o próximo passo? Um filme sobre a história do vídeo, ou um longa-metragem redublado, talvez?


Antônio: (Risos) Seria ótimo, o Odair até visualizou a primeira cena, seria nosso encontro no aeroporto, quando fui recepcioná-lo para festa de pré-lançamento do livro, aqui em São Paulo... mas não pensamos nisso. Deixa a coisa rolar.

Fernando: Deixa as coisas  acontecerem a seu tempo...


BB: Hoje em dia "Bátima Feira da Fruta" é uma referência em comédia, e isso é um fato. O que vocês têm a dizer aos comediantes que estão começando, ou a jovens amigos que como vocês, possuem muita criatividade e um microfone em mãos?

Antônio: Vão em frente, não deixe que pessoas interfiram em seus sonhos. Façam, façam, façam. Criatividade, vontade e motivação foram os combustíveis do Feira da Fruta.

Fernando: Criatividade é a alma do negócio... Se tiverem vontade de fazer façam sem medo, que tudo dá certo no final.


BB: Para encerrar, enviem uma mensagem aos fãs do filme e aos fãs do Batman que acompanham nosso blog e admiram o trabalho de vocês.

Antônio: A todos os fãs do “Bátima Feira da Fruta” e do Batman um grande abraço, muita paz e saúde a todos. Leiam nosso livro, ficou muito bom mesmo!!! (modesto!!!) Aproveito para convidar todos a conhecerem nosso site de dublagens, lá vocês escolhem um vídeo de 30 segundos e podem redublar como nós fizemos com o “Bátima Feira da Fruta”, confiram:


Fernando: Pessoal, um abraço para todos vocês e esperamos que gostem do livro.

Quero convidar você e todos os fãs do Batman para o lançamento de nosso livro dia 23/04, na Livraria Cultura do Shopping Market Place, a partir das 19 horas. (http://migre.me/e8mzh


BB: Muito obrigado pelo seu tempo e pela ótima entrevista. Um grande bat-abraço!


Antônio: Eu que agradeço pela gentileza e pela entrevista. Um grande abraço!

Fernando: Grande abraço e obrigado pela entrevista!


E não é só isso, caro leitor! Junto ao Fernando e o Antônio, e a editora Usina de Ideia, estamos lançando a incrível promoção Entrei na Feira da Fruta. Confira:




Não se esqueça de colocar seu nome e cidade no e-mail.
Não perca essa chance! Participe!
Share:

Nosso twitter:

Bat-Papo #6

Bat-Papo #6
Especial: BB ft. BDC in Liga da Justiça!

Batman: Os Filmes

Batman: Os Filmes
Os filmes do Cavaleiro das Trevas lançados até hoje

Bat-entrevistas

Bat-entrevistas
Entrevistas com pessoas que fazem parte da mitologia do Batman

Memórias do Morcego

Memórias do Morcego
Grandes momentos da trajetória do Homem-Morcego

Bat-Imagens da Hora

Bat-Imagens da Hora
Imagens curiosas relacionadas ao Cavaleiro das Trevas

Nosso e-mail

Nosso e-mail
Envie perguntas, sugestões e
críticas para:
batmanbrasilblog@gmail.com

Seguidores do Batman Brasil:

Batman Brasil