
O Filme
Depois do sucesso do filme Batman, de 1989, a Warner chamou Tim Burton de volta para fazer mais um filme do Homem-Morcego. Tim Burton chamou mais uma vez Michael Keaton para vestir o manto do Cavaleiro das Trevas, e a ele se juntaram Danny DeVito como o Pingüim e Michelle Pfeiffer como a sedutora Mulher-Gato. E assim surgiu Batman - O Retorno.
Christopher Walken se juntou ao elenco, no papel do inescrupuloso Max Schreck, e Michael Gough e Pat Hingle reprisaram seus respectivos papéis do filme anterior.
No Brasil, foi feita uma campanha de marketing incrível, na qual foram investidos cerca de 500 mil dólares, da Warner Bros. em conjunto com a Pepsi.
O lançamento de Batman - O Retorno foi em 19 de junho de 1992. Apesar das opiniões divididas do público e da crítica, o filme foi um sucesso.
Na trama, o líder da gangue do Circo Triângulo Vermelho, o deformado Pingüim, pretende usar Max Shreck, um poderoso e inescrupuloso magnata de Gotham, para trazê-lo de volta à sociedade, depois de ter sido abandonado pelos pais no esgoto quando era apenas um bebê. Shreck vê no Pingüim uma oportunidade para ter sua usina, que sugaria a energia da cidade, aprovada, lançando o deformado habitante dos subterrâneos como candidato a prefeito de Gotham.
Selina Kyle, secretária de Shreck, descobre seus planos, e acaba sendo jogada pela janela por seu chefe. Após ser mordida por vários gatos, Selina volta a vida como a sedutora Mulher-Gato, e cheia de desejo de vingança.
O Pingüim e a Mulher-Gato se unem para incriminar seu maior inimigo: o Batman. O Homem-Morcego terá que entrar em ação, para impedir os planos dos mais novos vilões de Gotham, e salvar a cidade mais uma vez.
O Morcego
Michael Keaton está mais seguro em Batman - O Retorno. Keaton não é alto, nem forte como o Bruce Wayne dos quadrinhos, mas deu uma interpretação tão marcante ao Batman, que reconhecemos o Homem-Morcego dos quadrinhos quando vemos Keaton com a máscara.
O Batman, neste filme, está muito mais bem-desenvolvido. Ele investiga, bate em vilões, trabalha na Batcaverna.
A roupa também está muito melhor. Bob Ringwood fez uma armadura mais leve e moderna, com um capuz mais colado ao rosto e mais parecido com o dos quadrinhos. A mobilidade de keaton e dos dublês com a roupa ficou melhor, dando ao filme sequências de luta mais empolgantes.
A Gata
Michelle Pfeiffer criou a Mulher-Gato de sua época, dando a ela uma interpretação sedutora e maléfica, com um carisma único, entre acrobacias e chicotadas.
Apesar de ter a origem diferente dos quadrinhos, a Mulher-Gato de Pfeiffer é perfeitamente reconhecível.
O caso de amor e ódio da vilã e do Cavaleiro das Trevas foi bem definido, sem exageros, e, como nos quadrinhos, a dualidade que aproxima os dois também os mantém separados.
O Pingüim
Danny DeVito nos deu um vilão incrível. Seu Pingüim, mesmo com a origem drasticamente alterada em relação aos quadrinhos, nos lembra muito o vilão elegante e algumas vezes caricato das HQs.
DeVito realmente comia peixes crus durante as filmagens, e entrava no personagem em cada cena. O Pingüim de DeVito ficou realmente marcado como um dos mais interessantes e inesquecíveis oponentes do Batman no cinema.
O Diretor
Tim Burton acertou mais uma vez. Mesmo não conhecendo muito bem o universo das HQs, Burton soube reproduzir o universo de Gotham num clima gótico e épico. Os personagens estão muito bem-desenvolvidos. Você torce pelo Batman durante toda a película, mas também sente uma certa simpatia pela Mulher-Gato e pelo Pingüim. Burton fez um filme inesquecível, tanto para os fãs do Batman, como para todo o público que gosta do bom cinema.
A Trilha-Sonora
A trilha intrumental de Batman - O Retorno foi composta por Danny Elfman, que a desenvolveu a partir do tema que criou para o primeiro filme, uma das músicas mais marcantes da trajetória do Cavaleiro das Trevas.
Na trilha cantada, haviam várias bandas e cantores, com destaque para a música "Face to Face", cantada pela banda Siouxsie & The Banshees, uma música envolvente que aparece na cena do baile de máscaras no filme, quando Bruce e Selina se encontram.
Os Brinquedos
A Kenner lançou vários bonecos inspirados no filme. Além de Batman, Pingüim e Mulher-Gato, a linda de bonecos também tinha o Robin, que não aparece no filme. A AMT lançou a Bat-lancha, que protagoniza um dos momentos mais marcantes da película.
A rede de lanchonetes McDonald's também lançou uma grande quantidade de colecionáveis do filme junto ao seu McLanche Feliz, como miniaturas e outros brindes.
O Jogo
Antes de Arkham Asylum e Arkham City, Batman Returns, da Konami, era considerado um dos melhores games inspirados no universo do Homem-Morcego. O jogo foi lançado para várias plataformas, como Atari e Mega Drive, mas a versão do Super Nintendo é uma das mais amadas pelos fãs, tendo se tornado um dos jogos mais marcantes já feitos para o console da Nintendo.
Trailer Oficial:
Trailer brasileiro:
Depoimentos dos fãs:
"Batman - O Retorno é um dos melhor filmes do Batman pra mim. Eu assisti pela primeira vez quando criança, e até hoje já assisti várias vezes. Tim Burton mostrou uma Gotham gótica e soturna e um Batman muito parecido com o dos quadrinhos no filme. Em uma palavra: Épico!"
Pedro Santos, Batman Brasil
"Batman - O Retorno, é um filme que te prende do começo ao fim. Vemos que esse é o universo a partir da visão de Tim Burton, que utilizou o clima natalino, de neve e obscuridade, para dar seu toque especial nessa aventura de Batman. Clássico!"
Rafael Tekken, Combo Nerd
"Pra mim Batman Returns é um dos meus filmes favoritos do Batman. Não tenho palavras para expressar a nostalgia que era gravar em VHS o filme quando exibido na Sessão da Tarde."
Matheus Souza, Batcast