Quem é fã dos personagens da DC Comics, especialmente do Batman, já passou por altos e baixos. Tivemos Joel Schumacher, a trilogia Nolan, ótimas e terríveis animações. Com uma superprodução a caminho, alguns ânimos estão lá no alto, enquanto algumas pessoas tentam contrariar as expectativas. Por que?
Vamos aos fatos. Zack Snyder não é um Stanley Kubrick, nem um Brian DePalma, nem um Francis Ford Coppola... Mas ele tem seus méritos, é claro. 300 foi uma unanimidade em questão de sucesso e Watchmen, apesar de não ter alcançado o mesmo, foi um moderado sucesso e até hoje divide opiniões entre fãs de quadrinhos. Uns amam, outros odeiam. Sucker Punch foi um grande desastre, e O Homem de Aço é um filme com alguns altos e baixos. A principal crítica a Snyder é sua extrema dedicação ao visual em vez do todo. Seus planos-sequência, sua câmera-lenta, tudo apresenta uma mão pesada na maioria de seus filmes. Ainda assim, filmes como O Homem de Aço mostram que Snyder está sempre disposto a deixar seu estilo de lado em prol do filme em si.
Chegando em Ben Affleck, já não temos mais tantas críticas à escolha dele como Batman, visto que após os materiais divulgados até agora, Affleck já é um favorito entre os fãs. O mesmo vale para a Mulher-Maravilha de Gal Gadot, e se espera que o mesmo aconteça com o Lex Luthor de Jesse Einseberg.
Segundo alguns sites de notícia, o longo tempo de produção (iniciada em 2013), somado ao fator "novidade" que cerca o filme e a fama duvidosa de Snyder estariam alarmando os executivos da Warner Bros. sobre o possível destino do filme e da franquia de filmes da DC Comics.
Essas informações teriam sido lançadas pelo videocast do site HitFix e se espelhado pela internet como um enxame. É claro que o possível fracasso de uma superprodução milionária é uma notícia atraente tanto para sensacionalistas quanto veículos sérios de informação, mas seria o HitFix a fonte mais segura para tal informação?
Segundo o site, exibições prévias do filme teriam alcançado resultados "mornos" com o público, ficando entre reações positivas e outras duvidosas. O site Batman on Film, há muito tempo bem conceituado quando se trata de conseguir informações sobre os filmes da DC, disse que a grande maioria das reações ao filme foi positiva, de certa forma desmentindo a declaração do HitFix.
Os "parceiros" da Collider, assim como o Batman on Film e outros sites igualmente conceituados também reafirmam a reação positiva do público em relação ao filme. Não estamos aqui para julgar uma informação como certa ou errada, principalmente porque não temos acesso aos produtores dos filmes, pessoal da equipe, nem fazemos visitas aos sets de filmagem como outros sites.
Baseados em teorias, outros sites também falam do medo que cerca a produção. Até estudos de "supercomputadores" apontam para um resultado abaixo do esperado. Mas por que? Por que Batman v Superman é o alvo do momento? Pelo seu clique, caro leitor.
Sim, com informações tendenciosas e polêmicas, grandes sites de entretenimento nacionais ou internacionais ganham mais e mais acessos e, portanto, mais e mais patrocinadores. A imprensa tendenciosa não nasceu ontem, informações manipuladas atingem política, economia, e então não é surpreendente que atinjam o cinema pipocão americano.
O que chega a incomodar são claras demonstrações de inveja ou receio que transparecem em muitos desses sites. Talvez pelo simples prazer de iniciar discussões acaloradas ou simplesmente para alimentar o ódio entre as duas maiores editoras de quadrinhos americanos, alguns "fãs" da Marvel sentem a necessidade de difamar o filme ainda não lançado simplesmente por acreditar que assim atingem de alguma forma a multibilionária dona de Batman, Superman e cia., por mais absurdo que isso pareça. O fato é que algumas dessas pessoas claramente se apresentam dentro de grandes veículos de informação, o que lhes dá poder para iniciar uma tendenciosa campanha de difamação. Em contrapartida, alguns "fãs" da DC sentem a necessidade de difamar a claramente bem-sucedida franquia de filmes da Marvel, de forma desnecessária e superficial.
A pergunta que quero deixar, caro leitor, caso você tenha tido a paciência de me acompanhar até aqui é: O que se ganha com isso? Os bons resultados dos filmes tanto da Marvel quanto da DC não poderiam iniciar uma saudável concorrência que traria bons frutos para os fãs de ambas as editoras? Afinal, se as duas se esforçarem para superar uma a outra nos cinemas, isso faz com que tentem alcançar patamares ainda maiores de qualidade, e assim nos entregar filmes cada vez melhores, não é mesmo?
Parece óbvio, mas para algumas pessoas não. O que fica é esse gosto amargo de ver assim chamados "fãs de quadrinhos"digladiando-se sem nem ao menos entender o porquê. Fica aqui a minha torcida para que tenhamos mais filmes surpreendentes como o Deadpool da Fox, que acariciem nosso nerd interior como Os Vingadores, e que nos emocionem como Batman: O Cavaleiro das Trevas, independente se são inspirados em quadrinhos da DC, da Marvel, da Image, da Mauricio de Sousa Produções, ou de qualquer outra.
Será um enorme prazer em uma distância de poucos dias ver Demolidor e Justiceiro se enfrentando, e em menos de uma semana ver Batman e Superman em seu primeiro encontro nos cinemas. Afinal aprendi que não é preciso odiar um para adorar o outro. Ambos serão bem-vindos.
Batman v Superman será um sucesso? Só saberemos no dia 24 de março. Mas fica aqui a revolta de alguém que aprendeu que quadrinhos e cinema quando misturados causam altas tendências de felicidade, e que em muitos momentos as "concorrentes" conviveram em grande harmonia, tanto nos bastidores, quanto entre os fãs. Homem-Aranha e Batman já apertaram as mãos, Superman e Thor já se uniram para enfrentar grandes ameaças. Quem sabe um dia as verdadeiras lições de compaixão, empatia e amizade vão atravessar as páginas dos quadrinhos e as telas do cinema, e finalmente aprenderemos com nossos super-heróis a ser pessoas melhores.