Estou em dúvida se essa é a crítica especial mais fácil ou mais difícil de fazer. Acho que está bem entre as duas coisas. Mais difícil do que bater na mesma tecla sobre esse filme, é tentar achar seus pontos positivos. Mas vamos lá...
Batman Eternamente fez bastante sucesso, levou a família toda pro cinema pra ver as peripécias de Batman e Robin, o que garantiu ao alegre Joel Schumacher a cadeira de diretor em uma sequência. E assim surgiu Batman & Robin, a milionária versão de Schumacher para o seriado dos anos 60.
Vilões muito mais caricatos, luzes de neon em todos os cantos, piadas extremamente sem graça e todas essas maravilhas Schumacherianas dignas dos piores episódios do seriado estrelado por Adam West e Burt Ward.
Uma das melhores escolhas para o papel de Batman na época, George Clooney, está perdido em meio ao roteiro estúpido e a atmosfera de videoclipe techno anos 90 do filme. O resto do elenco seguiu bem o que Chris O'Donnell, o Robin, descreveu em uma entrevista: "eu me sentia fazendo um grande comercial de brinquedos". Um daqueles bem ruinzinhos, não é?
Com o vilão Mr. Freeze em pauta, quem escolher? Patrick Stewart? Bom demais, né? Peter Weller? Alan Arkin? Ah, não, não... Claro que a melhor escolha para interpretar um dos vilões mais dramaticamente complexos do Morcegão é Arnold Schwarzenegger. Caiu como uma luva. E o roteiro também ajuda. Afinal, todas as piadas infames envolvendo gelo e frio foram diretamente transpostas para o texto de Schwarzzas.
O fantástico Michael Gough está aqui, perdido no meio desse carnaval em uma subtrama interessante, e completamente ignorada no fim das contas. Que pena.
A Batgirl acabou se tornando uma personagem irritante e descaracterizada. Está ali só por estar e para sustentar essa bomba no nome da patricinha de Beverly Hills Alicia Silverstone.
Pontos positivos? Fiz um post sobre isso há dois anos. Dê uma conferida, porque não vale a pena repetir e nem quebrar a cabeça tentando achar mais do que isso para colocar aqui...
Batman & Robin afundou a franquia por anos. Sorte que, depois disso, um novo começo trouxe o Morcegão de volta aos cinemas em grande estilo.
Porque é pedagógico.
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