26 de julho de 2013

Crítica | Hunted, o primeiro episódio de Beware the Batman


Sem dúvidas a DC Comics tem as melhores animações baseadas em HQs no momento. Desde Batman: A Série Animada, o Homem-Morcego teve seus altos e baixos nas animações. E esse ano foi lançada a nova empreitada animada do Cavaleiro das Trevas: Beware the Batman.



O primeiro episódio, Hunted, é focado na batalha do ainda jovem e iniciante Batman contra os vilões Professor Porko e Sr. Sapo. Para isso, ele se une ao seu guarda-costas, mordomo nas horas vagas, Alfred,e parte para cima dos vilões, que planejam punir todos que de alguma forma se metem com a natureza e os animais.
Também são apresentados no primeiro episódio Katana, a nova guarda-costas de Bruce Wayne, e o Tenente Gordon. Vale salientar também que os empresários sequestrados por Porko e Sapo são Michael Holt, o Sr. Incrível, e Simon Stagg, vilão das HQs do Metamorpho, personagem que também deve aparecer nos próximos episódios.

Então, vamos às conclusões sobre o episódio e a animação em geral. Primeiramente, o estilo da animação á agradável. Um 3D leve, ao estilo Pixar, que já foi usado na animação do Lanterna Verde, e que casa bem com a proposta de Beware the Batman. O visual magrelo e pontudo do Batman, por outro lado, incomoda um pouco a princípio, assim como o visual parrudo e careca do Alfred, mas aos poucos você se acostuma. 


Quanto à história, simples e direta. Talvez simples até demais, sem muito aprofundamento e com uma exploração rasa dos personagens, principalmente dos vilões. Mas é um episódio bom, e interessante até. Além disso, as referências ao universo DC são bem interessantes e contam como um ponto positivo na trama.

O que também incomoda é a mudança na proposta dos personagens. O Alfred da animação lembra muito mais o da HQ Batman: Terra Um do que o clássico mordomo das HQs. É uma proposta nova, e incomoda bastante a princípio. Vamos ver como eles desenvolvem isso no decorrer dos episódios.


Outro ponto positivo é a oportunidade que se dá aos vilões esquecidos Professor Porko e Sr. Sapo, que não têm destaque nas HQs. É interessante vê-los em uma animação, e apesar de pouco explorados, os personagens não fazem feio. Mas fico na torcida para que tenham mais apreço com os próximos vilões apresentados, principalmente com o clássico desconhecido Anarquia.



No saldo geral, Beware the Batman parece ser uma boa animação. É inovadora, e em sua proposta lembra muito The Batman, animação de 2004 que fez muito sucesso. Espero que a série vá melhorando episódio por episódio, e que no fim das contas essa seja mais uma animação memorável do Homem-Morcego. Essa nova animação é realmente promissora, mas ainda existe um pouco de saudade de Bruce Timm e Paul Dini no ar...

Nota: 8

P.S.: Realmente interessante a iniciativa de se apresentar vilões desconhecidos ao grande público... Mas eu mal posso esperar pela aparição do Coringa.
Share:

Nosso twitter:

Bat-Papo #6

Bat-Papo #6
Especial: BB ft. BDC in Liga da Justiça!

Batman: Os Filmes

Batman: Os Filmes
Os filmes do Cavaleiro das Trevas lançados até hoje

Bat-entrevistas

Bat-entrevistas
Entrevistas com pessoas que fazem parte da mitologia do Batman

Memórias do Morcego

Memórias do Morcego
Grandes momentos da trajetória do Homem-Morcego

Bat-Imagens da Hora

Bat-Imagens da Hora
Imagens curiosas relacionadas ao Cavaleiro das Trevas

Nosso e-mail

Nosso e-mail
Envie perguntas, sugestões e
críticas para:
batmanbrasilblog@gmail.com

Seguidores do Batman Brasil:

Batman Brasil