Um dos vilões mais trágicos e marcantes do Homem-Morcego completou 70 anos em agosto. Conheça a trajetória de um dos inimigos mais interessantes da galeria de vilões do Batman.
Duas-Caras foi criado por Bob Kane, e apareceu pela primeira vez em Detective Comics 66, em agosto de 1942.
Segundo o próprio Kane, a inspiração para o personagem veio do clássico livro O Médico e o Monstro (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde), na qual é apresentada uma dualidade num confronto de um homem contra ele mesmo, algo similar ao que acontece com o Duas-Caras.
A história do personagem é a seguinte: Harvey Dent, promotor público de Gotham City, desafia constantemente o submundo. O chefão Sal Maroni, irritado, joga ácido no rosto de Harvey, deixando-o desfigurado. Enlouquecido por causa de sua aparência, Harvey começa a seguir aquela que passa a acreditar que é a verdadeira justiça: o acaso. Por isso, para toda decisão, ele joga a moeda da sorte de seu pai. Geralmente, quando cai coroa, lado da moeda que está riscado, ele decide pelo lado negativo da questão. Ele também torna-se viciado pelo número dois. Sua nova aparência inspira seu novo nome: Duas-Caras.
A primeira aparição do personagem em outra mídia seria no seriado dos anos 60. Ele seria um apresentador de TV desfigurado por uma explosão no estúdio. Clint Eastwood estava cotado para interpretá-lo, mas os produtores achavam o personagem trágico e pesado demais para o clima mais descontraído do seriado, então a participação do Duas-Caras foi cancelada.
O personagem apareceu em Batman: The Animated series e na sequência Gotham Knights. No desenho, a origem do personagem foi levemente alterada. A desfiguração veio de uma explosão causada pelo mafioso Rupert Thorne.
Em 1995, no filme Batman Eternamente, Duas-Caras aparece interpretado por Tommy Lee Jones, numa interpretação um pouco excêntrica, muito diferente do personagem trágico das HQs.
Em 2008, no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, Duas-Caras é apresentado de uma maneira incrível. Há a construção do honesto Harvey Dent, promotor que é a nova esperança de Gotham, e sua total transformação em Duas-Caras com a influência do Coringa. Batman, para salvar o filho do Comissário Gordon, acaba derrubando Duas-Caras de um prédio, matando-o. Para não acabar com a esperança do povo de Gotham, Batman assume os crimes de Harvey.
Em 2011, Duas-Caras aparece no jogo Batman: Arkham City, com um visual bem próximo às versões do filme de 2008 e das HQs.
Duas-Caras é um dos vilões mais conhecidos e mais queridos do Homem-Morcego, talvez por ser o mais complexo. A clássica história do aliado que acaba tornando-se o pior inimigo, na história do Duas-Caras, ganhou um novo nível, o que faz com que ele torne-se, merecidamente, um dos maiores inimigos do Batman.