Batman & Robin, filme de Joel Schumacher que acabou enterrando a franquia do Homem-Morcego em 1997, comemorou 15 anos na última quarta-feira (20/06). Como já estão cansados de fazer críticas negativas e falar mal do filme, que realmente foi um fracasso, resolvi observar Batman & Robin sob um novo ângulo. Quais são os pontos positivos do filme? Poderia ter dado certo?
Bruce Wayne
Muita gente critica o Batman de George Clooney. O que acontece é que o ator não sabia a fria em que estava se metendo, e acabou aceitando o papel da pior interpretação do Batman já feita. Talvez, com um diretor e roteiro melhores, Clooney tivesse se saído bem. Porém, seu Bruce Wayne foi muito bom, mesmo tendo havido pouco contraste entre a persona de Bruce e do Batman no filme.
A Roupa
Sem os mamilos, tanto a roupa de Batman Eternamente quanto a de Batman & Robin teriam sido ótimos uniformes do Batman no cinema. Apesar da máscara ter ficado um pouco folgada em alguns momentos, em algumas imagens Clooney fica realmente parecido com o Homem-Morcego que conhecemos quando está de uniforme.
Alfred
Michael Gough é o Alfred. Foi isso que lhe garantiu o papel em todos os filmes do Batman pré-Nolan e um lugar especial na história do Homem-Morcego. Apesar de estar em um filme sofrível, o Alfred de Gough continua o mesmo, fiel, carinhoso e pronto para dar um puxão de orelha na hora certa. O Alfred que nós aprendemos a adorar.
O Dilema
Apesar de mal-desenvolvido, o dilema de Batman ao se deparar com a crise de ego do Robin é interessante. Robin sempre viveu à sombra de seu mentor, e em alguns momentos nas HQs, alguns Robins já se chatearam com isso. Compreender o papel dos dois no combate ao crime é que faz o Robin amadurecer. Faltou mais empenho na trama, que acabou fazendo o Robin parecer um adolescente com crise de menino rico, mas valeu a intenção.
Funciona com as crianças
Quando eu era criança eu adorava Batman & Robin. Torcia pelos heróis e contra os vilões, tinha medo do Bane (ou Peçonha!?) e me divertia um bocado com a ação do filme. Talvez quando nos tornamos adultos, avaliamos melhor, ou apenas nos tornamos mais críticos. Mas de vez em quando, ainda me divirto um pouco assistindo o filme descompromissadamente.
Concluindo, Batman & Robin foi um fracasso porque foi um filme feito da maneira errada. Com o diretor certo e um roteiro melhor e mais sério, talvez Batman & Robin não fosse um fracasso total.
Mas por sorte para nós, fãs, Batman & Robin enterrou um franquia que não estava assim tão boa, para no futuro dar espaço a uma franquia incrível, a da trilogia de Christopher Nolan.